O novo coronavírus, também conhecido como COVID-19, é um vírus conhecido desde 1960, que passou por mutações genéticas, e já contaminou milhões de pessoas. O vírus tem sintomas parecidos com o resfriado, evoluindo para casos mais graves, com insuficiência respiratória grave.

Pessoas que já possuem alguma doença respiratória, cardiovascular, diabetes ou acima de 60 anos, se encaixam nos grupos de riscos, que devem redobrar os cuidados já estipulados por órgãos de saúdes e médicos especialistas.

O COVID-19 pode levar pacientes com problemas cardiovasculares a problemas ainda mais graves, mesmo que o paciente já tenha estabilizado a doença cardiovascular. Pacientes desse grupo de risco têm, por vezes, alterações no sistema imunológico, além de um estado inflamatório crônico latente, que pode evoluir a doença.

Não pense que apenas pessoas de risco devem tomar os devidos cuidados, todos as pessoas devem redobrar seus cuidados com a higiene pessoal, o cuidado é o mesmo para todos! Entretanto, este grupo que tem o maior risco de desenvolver a doença de forma mais agressiva, a prevenção deve ser detalhadamente bem feita, para evitar contraí-la.

Evite sair de casa, ficar em aglomerações ou com pessoas que você não sabe como está se cuidando. Lave bem as mãos sempre e as higienize, com álcool em gel 70°. O isolamento é importante para salvar muitas vidas, lembre-se disso.

Caso sinta algum dos sintomas do COVID-19, não se desespere o corra ao hospital, isso pode ser mais prejudicial, caso seja apenas um alarme falso. No caso dos cardiopatas, se apresentarem algum sintoma de gripe, febre e cansaço, falta de ar e fadiga, se o diagnóstico for precoce, o tratamento pode ajudar para não desenvolver a uma fase severa.

Médicos especialistas estão autorizados a praticarem a teleconsulta, uma consulta que pode ser via internet, para identificar sintomas e auxiliar na busca por pronto-socorro, caso seja necessário. Se os seus sintomas forem muito fortes, com muitas dores e falta de ar extrema, procure por um pronto-socorro, tomando todos os cuidados possíveis, com o uso dos acessórios: a máscara e, se possível, um vidro de álcool em gel, evitando tocar em qualquer superfície.

Garanta que todos os cuidados estão sendo tomados por você e por toda a sua família, que também deve ser protegida. Fique em casa sempre que puder, e, caso seja necessário sair, certifique-se de que está com os cuidados certos, usando máscaras e passando álcool nas mãos, evitando também, tocar em superfícies. Além disso, evite aglomerações e sair muitas pessoas da família, indo apenas 1 ao local necessário.

Cuide-se e proteja também outras pessoas.

0 0 votes
Article Rating